Movimentação transforma o 3-4-3 do Napoli

Uma das equipes mais entusiasmantes das temporadas recentes é o Napoli com seu 3-4-3 repleto de movimentos sincronizados capazes de transformá-lo em outros sistemas. O técnico Walter Mazarri baseia estas variações no entrosamento entre os atacantes Lavezzi e Cavani, e o meia-atacante Hamsik, principal avalista destas modificações.

A base tática do Napoli é um 3-4-3 com meio-campo em linha. O jogo em análise é o empate em 2 a 2 deste final de semana com o Catania (Napoli vencia por 2 a 0 em casa e sofreu dois gols em escanteios no final). Na zaga, Campagnaro, Fernandez e Aronica; alinhados mais à frente, os alas Zuniga e Dossena, e os volantes Gargano e Dzemaili; o trio ofensivo já citado completa a formação:

Há, entretanto, uma sincronia muito grande no setor ofensivo. Selecionei quatro trechos da partida para exibir no vídeo artesanal abaixo – imagens da tevê italiana – as variações proporcionadas principalmente por Hamsik, que ora recua para armar, em um 3-5-2 (ou 3-4-1-2) – enquanto os atacantes se aproximam do meio; ora centraliza no ataque com Lavezzi e Cavani pelos lados; ora abre na direita ou na esquerda, revezando com Lavezzi quem ocupa cada ponta:

As transições ofensivas são coletivas, embora Hamsik às vezes busque o jogo para receber mesmo quando originalmente aberto em qualquer dos lados (conforme o frame abaixo). Na prática, como de hábito em sistemas com trio defensivo, os zagueiros, os alas e os volantes participam muito da articulação, trocando passes e esticando a bola pelos lados:

Contra o Catania, a pequena sociedade da esquerda (Dossena, Gargano e Aronica) foi mais acionada que a da direita (Zuniga, Dzemaili e Campagnaro), favorecendo o atacante que se oferecesse à recepção do passe por este lado. E quando a bola está em uma lateral, o setor oposto fecha para a área – ao menos o atacante e o ala  – para ajudar Cavani, enquanto a cobertura defensiva se adianta para o rebote.

A defesa também se ampara nos movimentos básicos do 3-5-2 e assemelhados. Alas marcam individualmente o ala/lateral adversário, volantes desdobram-se no combate central para compensar a carência numérica no setor, e zagueiros perseguem atacantes. Na transição defensiva, caso o ala esteja retornando e o volante não consiga abrir a tempo, o zagueiro faz a cobertura alta. Atacantes das pontas acompanham com intensidade a saída de bola.

A virtude desta equipe é contar com jogadores adequados às funções. Sistemas com três zagueiros requerem muitas compensações para fechar espaços descobertos. Isso exige alta taxa de participação – e de preparação física – dos atletas. Tem funcionado muito bem no Napoli, com zagueiros que aliam imposição e alguma velocidade, um volante uruguaio que corre por quatro ou cinco, e três atacantes – um deles uruguaio, outro argentino – também envolvidos na movimentação intensa com a bola, e no combate sem ela.

Anúncios
Esse post foi publicado em Napoli e marcado , , . Guardar link permanente.

4 respostas para Movimentação transforma o 3-4-3 do Napoli

  1. Ricardo Marini disse:

    Timaço, que sem Dossena e com Maggio na direita e Zuniga na esquerda fica melhor ainda e com Inler no lugar de dzemaili fica um pouco mais ofensivo por Inler ser mais contudente que Dzemaili (creio que Inler é meio-campista e Dzemaili é volante). Muito legal vê-los jogando, mas falta zagueiros. O time tem zagueiros cheios de vontade, mas sem muita qualidade. Uma pena eles terem perdido para o “time sem passado” (Chelsea).
    Gostei da analise. Abc.

  2. Rasangui disse:

    Fantástico Edu.
    Uma aula.

    Abraços.

  3. Mais uma aula…sou fã declarado. Parabéns Cecconi!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s