Atlético-PR no 4-2-3-1, mas com pouca movimentação

No último sábado o Atlético-PR perdeu para o Grêmio por 3 a 1, no Estádio Olímpico, fazendo uso do sistema tático 4-5-1 com três meias ofensivos (ou 4-2-3-1). Sérgio Soares manteve uma linha defensiva com laterais apoiadores – Paulinho (esq) e Wágner Diniz (dir), dois volantes e três meias ofensivos – Branquinho (esq), Paulo Baier (centro) e Guerrón (dir).

Com a bola, o movimento dos meias-extremos era de profundidade pelo lado com Guerrón, e de diagonal do lado para o centro com Branquinho. Paulo Baier, centralizado, recebia o primeiro passe dos volantes Chico e Deivid para distribuir o jogo, e aproximar-se do lado em atividade ofensiva.

Faltou, entretanto, integrar o centroavante Nieto às poucas combinações criadas. Não houve rotação nem dos três meias ofensivos, nem entre eles e o camisa 9. Guerrón não deixou a ponta-direita, Branquinho repetiu insistentemente a mesma diagonal, e Paulo Baier limitou-se à intermediária ofensiva, sem infiltrar-se. E Nieto praticamente enraizou-se entre os zagueiros do Grêmio, evitando recuos que abririam espaços aos meias.

A estratégia escolhida supostamente justificaria esta rigidez: contra-ataques em velocidade. De início o Atlético-PR recuou, esperou o Grêmio, e buscou a saída rápida com Guerrón e Wágner Diniz na direita, ou com Paulinho aproveitando o corredor aberto por Branquinho na esquerda. O Grêmio soube controlar as duas saídas principais graças ao excelente sistema de cobertura proporcionado pelo trio Fábio Rochemback, Adilson e Lúcio, sempre em socorro aos laterais que estivessem recebendo carga dobrada.

No segundo tempo, perdendo, o Atlético-PR desfez o 4-2-3-1, adiantou Guerrón e com o ingresso de Maikon Leite passou ao 4-3-3. Mas a produção ofensiva seguiu escassa, justificando a marcação de um gol em cobrança de pênalti apenas.

Anúncios
Esse post foi publicado em Atlético-PR e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s