Independiente, no 3-6-1 semelhante a Sabella e Fossati

Na decisão do Mundial de Clubes da Fifa, em 2009, Alejandro Sabella alterou o sistema tático do Estudiantes. Abriu mão do 4-4-2 em duas linhas com o qual conquistara meses antes a Libertadores, apresentando um 3-6-1 com estratégia defensiva. Nas alas, por exemplo, jogaram zagueiros, que sem a bola alinhavam-se ao trio original, permitindo até mesmo se observar a variação para algo descrito como 5-4-1.

Ontem, o Independiente reproduziu este sistema no empate em 0 a 0 com o Deportes Tolima, pela Copa Sul-Americana. Três zagueiros, dois alas lateralizados, dois volantes, dois meias abertos pelos lados, e um atacante. Um 3-6-1, que pode ser desdobrado em 3-4-2-1 por aqueles que preferem quatro faixas de campo.

Com a bola, o comportamento da equipe é normal. Alas avançam, reúnem-se aos meias – respectivamente Mareque e Rodríguez na esquerda, e Cabrera-Parra na direita. Os volantes Battión e Fredes se adiantam para a segunda bola. Rodríguez e Parra aproximam-se do atacante Silvera, com quem entram em rotação, invertendo posições.

Sem a bola, entretanto, Mareque e Cabrera recuam. Alinham-se aos zagueiros. Rodríguez e Parra ocupam seus lugares, posicionados ao lado dos volantes. Uma transição do 3-6-1 para o 5-4-1.

A estratégia prejudica o controle da bola. Mesmo em casa, o Independiente teve pouca posse e ‘segurou’ o placar de 0 x 0. Este sistema, com este modelo de jogo, são bem conhecidos no Brasil. Jorge Fossati adotava no Inter algo muito semelhante.

Anúncios
Esse post foi publicado em Independiente e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s