Jonas atrai marcação individual e ajuda o Grêmio

No Gre-Nal, Celso Roth havia tomado decisão semelhante – escalando Glaydson para perseguir Jonas, configurando-se um 3-5-2 inexplicável no Inter. Semana passada, foi a vez de Jorginho fazer o mesmo no Goiás: determinar marcação individual sobre o camisa 7 tricolor.

Com o volante Amaral atrelado ao combate exclusivo a Jonas, o Goiás também atuou no 3-5-2, a exemplo do Inter. Jonas é atacante, aprofunda o posicionamento pelos lados, e leva consigo o perseguir. Automaticamente, Ernando recuava para a sobra, e Marcão combatia André Lima. Movimento coletivo que empurrou para frente os alas Carlos Alberto e Douglas.

É incompreensível, entretanto, a estratégia. Jonas não é um criativo. É atacante, definidor, de atuação restrita à área. Faz boas jogadas como um ponta à moda antiga, servindo os companheiros – foi assim contra o Ceará, quando deixou André Lima pronto para marcar – mas destaca-se concluindo as articulações de outros companheiros. Jonas tem na conclusão a principal virtude, portanto, não se justifica a marcação individual.

Para piorar a situação goiana, Jorginho apostou nas investidas pelos lados. Liberou os alas, abriu o atacante Felipe pela esquerda, e o meia Jones pela direita, tentando dobrar sobre os laterais gremistas. Com três zagueiros e um centroavante fixo, o que aconteceu? Entregou o meio-campo ao Grêmio, que tinha quatro jogadores contra o volante Wellington Monteiro e o meia Marcelo Costa.

Renato Gaúcho soube se aproveitar, o Grêmio teve posse de bola, adiantou suas linhas, e venceu com méritos. Mais uma vez beneficiado pelo erro estratégico do técnico adversário.

Jonas sacrifica-se pelo time quando recebe esta marcação. Acaba sem espaços, precisa se movimentar de lado a outro arrastando seu marcador para lá e para cá. Desta forma, abre espaços e vê seus companheiros protagonizarem as partidas. Nos dois jogos (Inter e Goiás) não marcou, mas o Grêmio fez quatro gols. Deu certo, portanto.

Anúncios
Esse post foi publicado em Goiás, Grêmio e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s