Análise tática não prescinde da contextualização

Recebi pelo Twitter, do amigo @tiagohbueno, uma foto que registra, direto do Estádio San Siro, um momento da partida Milan 2 x 2 Real Madrid. O quadro aberto é perfeito para a percepção dos sistemas táticos das duas equipes, desde que a imagem seja inserida em um contexto mais amplo.

Prematuramente, vendo a foto de maneira breve, seria certo dizer que o Real Madrid atuou no 4-3-3, e o Milan no 4-5-1 em duas linhas com um volante entre elas (ou 4-1-4-1). Quem chegasse a esta conclusão, entretanto, correria o risco de ignorar informações importantes.

Percebe-se que o Real Madrid está fazendo uma saída de bola, pela lateral-direita. Esta situação de jogo provoca um efeito em cadeia, nas duas equipes: no próprio Real, os meias-extremos ‘espetam’ o posicionamento, adiantando-se para receber a bola em profundidade caso seja necessário; e no Milan, os atacantes recuam para acompanhar a passagem dos laterais espanhois. Agrupei os jogadores de cada equipe em tracejados de cores que diferenciam cada setor, para facilitar a observação.

Inserindo, portanto, esta imagem em um contexto maior, a análise se modifica. O Real Madrid atuou no 4-5-1 com linha de três meias ofensivos (ou 4-2-3-1). Cristiano Ronaldo e Di Maria foram os wingers de ‘pés trocados’ – canhoto na direita, destro na esquerda. Já o Milan iniciou a partida no 4-3-3.

Anúncios
Esse post foi publicado em Milan, Real Madrid, Teoria Tática e marcado , , . Guardar link permanente.

3 respostas para Análise tática não prescinde da contextualização

  1. Leonardo Sander disse:

    O Milan com todo o dinheiro que tem não tem um time tão bom, mtos jogadores com idade avançada, e um plantel que deixa mto a desejar comparado a grandeza do clube. Faltam principalmente laterais sem falar numa renovação urgente. Já o Real Madrid (na minha opinião) tem o melhor elenco do mundo, grandes promessas(Pedro León, Canales…) junto com jogadores consagrados no auge(C.Ronaldo, Higuían…) e jogadores experientes(Xabi Alonso, R. Carvalho etc).

  2. Eduardo Feier disse:

    Demais, xará!

  3. Alexandre Pardal disse:

    Bacana demais!! obrigado!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s