Hernanes atua como meia-central na Lazio

Hernanes não integrou as últimas convocações de Mano Menezes, que insere o ex-jogador do São Paulo na disputa por vagas como volante – concorrendo com Lucas, Ramires e Sandro. Na Lazio que venceu o Palermo hoje por 1 a 0 fora de casa, entretanto, Hernanes atuou como meia central. Função para a qual está provisoriamente descartado na Seleção Brasileira. O gremista Douglas, por exemplo, foi chamado para reproduzir este posicionamento no time de Mano.

Contra o Palermo, a Lazio atuou no 4-5-1 com linha de três meias (ou 4-2-3-1). Hernanes foi o meia central da segunda linha, tendo pelos lados os extremos Zárate (esquerda) e Mauri (direita). Brocchi e Ledesma atuaram como volantes, e Floccari ofereceu aos companheiros a referência ofensiva.

Na defesa, linha de quatro jogadores. Sistema de marcação por zona com pressão sobre a bola, e uma estratégia defensiva. Defesa, volantes e meias aproximaram-se, e recuaram. A primeira linha posicionada sobre o limite da grande área; volantes logo em seguida, no final da meia-lua; e meias na intermediária própria; Floccari pressionava o primeiro passe adversário no círculo central.

Desta forma, a Lazio ocupou uma pequena faixa de campo com muitos jogadores. Mauri e Zárate cumpriram atribuições defensivas na perseguição aos laterais do Palermo. E Hernanes participou do bloqueio central com Brocchi e Ledesma. Um paredão.

Embora com 61% de posse de bola, o Palermo não conseguiu colocar em risco o gol de Muslera. Para piorar a situação dos anfitriões, o zagueiro André Dias – outro são-paulino – marcou um golaço em cobrança de falta lateral, no final do primeiro tempo.

Defendendo a vitória parcial, a Lazio teve sucesso em sua proposta de abdicar da posse de bola em nome da ocupação de espaços de forma organizada e aplicada. Confirmou o resultado no segundo tempo, somando em todo o jogo apenas quatro oportunidades de gol. É a líder do Campeonato Italiano. E com Hernanes de titular da meia-central, auxiliando os volantes sem ser um deles.

Anúncios
Esse post foi publicado em Lazio e marcado . Guardar link permanente.

7 respostas para Hernanes atua como meia-central na Lazio

  1. Fábio Nonato disse:

    Parabéns pelos últimos post’s, estou aprendendo muito. O que achou da substituição do Hernanes depois da expulsão do Biava (Lazio)?

  2. Cristiano disse:

    Não vi os últimos jogos, mas em clubes acho que ele pode ser um ótimo meia. Na seleção, o Mano tem razão, só como um volante de luxo (talvez no lugar do ramires ou do lucas). Meia, só se for improvisado em caso de emergência. Acredito que tem outros para fazer melhor essa função na seleção.

  3. Pedro Lampert disse:

    Hernanes e Hulk, provavelmente os dois melhores brasileiros na Europa, fora da seleção. Muito sem lógica.

    Sobre a Lazio, está se falando muito sobre como esse time joga e porque está na liderança do Camp. Italiano. Nos jogos que vi, parece ser um time muito bem escalado e posicionado, se “adaptando” bem ao estilo do futebol italiano.

  4. Roberticus disse:

    Cecconi,

    sinceramente, não entendo a postura de Mano enquanto a Hernanes….
    Ele diz que o ex-sãopaulino tem de concorrer pelas vagas de volante e não de meia-avançado como vem atuando na Lazio, tudo bem.
    Mas, o que pode esperar Mano do jogador pernambucano? Que este último peça ao seu técnico (Edy Reja) que lhe troque de posição?
    Olha, me encantaria ver a Hernanes colocado como ‘regista (volante-armador) a la Pirlo’, e Italia e o quase o único pais no qual este papel tem tradição e segue sendo válido (‘falso volantes’ como Pirlo, Pizarro na Roma, ou Palombo na Sampdoria), mas para que Reja ia alterar um esquema e/ou modelo de jogo que já lhe está proporcionando ótimos resultados só para beneficiar à seleção brasileira?

    Eu só pergunto isso porque acho difícil o Mano conseguir influir no entorno do Hernanes e do Lázio, ao não ser que o técnico brasileiro pense que Hernanes simplesmente vai esquecer de como era jogar de volante pelo mero fato de ter mudado de posição na Itália. Se este for o caso, temo que estaríamos prescindindo de um talento único da classe de Hernanes, pois Lucas e Ramires, por muito valiosas que sejam ambos, são totalmente distintos enquanto as perfis deles – mais box-to-box, menos organizadores….eles não ‘pensam’ o jogo, Hernanes sim.

    O que tu achas?

  5. Leonardo Sander disse:

    Pra mim o Hernanes quando colocado mais a frente no SPFC não teve o mesmo sucesso de quando era volante, mas é um jogador, como o Sandro, que esta sendo “injustiçado” pelo mano até agora, como o Sandro pode ser reserva do LUCAS, mas o Mano esta de parabéns, faz e continuará fazendo um baita trabalho. A minha seleção é essa: Julio César; D. Alves, Thiago Silva, David Luiz e Marcelo; Sandro, Hernanes(Que jogaria como o Xavi no Barça, marca e arma) e Ganso(Diego por enquanto); Neymar, Carlos Eduardo(Douglas Costa) e Alexandre Pato

  6. Por isso que sou um daqueles que acha um absurdo Douglas na Seleção e Hernanes fora. Primeiro porque o gremista não tem futebol pra isso tudo e segundo que o Hernanes é o dono do time

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s