Espanha com um 4-4-2 diferente do habitual

Estou acostumado a ver a Espanha atuar com três variações táticas: o 4-4-2 em duas linhas, o 4-5-1 com três meias ofensivos (ou 4-2-3-1) e o 4-5-1 em duas linhas com um volante entre elas (4-1-4-1). Mas ontem, na vitória de 3 a 1 sobre a Lituânia, pelas Eliminatórias da Euro 2012, Vicente del Bosque apresentou mais um sistema alternativo.

A Espanha venceu por 3 a 1 utilizando-se de um 4-4-2 com um volante e três meias ofensivos (pode ser desdobrado em 4-1-3-2, por quem prefere desta forma). Acredito que a escolha foi motivada pelos desfalques. O treinador espanhol não contou com Xabi Alonso, Xavi e Fernando Torres. Sem os dois primeiros, principalmente, redesenhou o meio-campo.

Busquets foi o único volante, centralizado. À frente dele, uma linha de três meias: Cazorla ao centro, Iniesta à esquerda, e Silva à direita. Mas nenhum dos jogadores comportou-se como winger (ou extremo, ou externo). Silva vez que outra procurou Sérgio Ramos para combinações pelos lados, assim como fez Iniesta com Capdevila, mas ambos preferiram a faixa central, articulando-se em passes curtos com Cazorla – o estilo tiqui-taca da Fúria.

Villa posicionou-se aberto, como um ponta-esquerda, recebendo o passe longo do contra-ataque rápido, e partindo em diagonal sobre a marcação. Observei muito este jogador para ver se ele não recuaria, alinhando-se ao trio de meias, e configurando um 4-1-4-1, nem que fosse apenas sem a bola. Mas isso não aconteceu em nenhum momento.

Anúncios
Esse post foi publicado em Seleção da Espanha e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s