Vilson e Lúcio configuram losango no meio-campo do Grêmio

Desde a chegada de Renato Portaluppi, o meio-campo do Grêmio tem um desenho indefinido. A base, como já debatemos aqui, é central, com Fábio Rochemback na primeira linha, e Douglas na segunda; Adilson, como segundo volante, atua no lado inverso ao do meia Souza: quando um vai para a direita, o outro passa para a esquerda. E Jonas, no ataque, acompanha o movimento de Adilson.

Mas Rochemback, Souza e Adilson estão lesionados. Renato Portaluppi recorreu a improvisos para completar o meio-campo. O zagueiro Vilson tornou-se primeiro volante. E Lúcio assumiu a articulação ao lado de Douglas. Com eles, mais Willian Magrão em lugar de Adilson, o Grêmio apresentou um losango na vitória sobre o Prudente.

Esse desenho pode ser atribuído não apenas a novos posicionamentos e funções determinados pelo treinador, mas também pela característica dos jogadores. Vilson naturalmente aprofunda o posicionamento, protegendo os zagueiros em uma linha mais recuada na comparação com Rochemback. E Lúcio é lateral, não menos naturalmente procura o lado do campo para atuar, auxiliando o lateral Fábio Santos, e equiparando-se à linha de Willian Magrão.

Contra o Prudente, Jonas pendeu à esquerda. E o Grêmio, como tem acontecido desde o improviso de Lúcio no meio-campo, jogou preferencialmente por ali. Gabriel, apesar da qualidade como lateral ofensivo, tem permanecido na base para compensar a insistência no setor inverso, onde agrupam-se mais jogadores.

A passagem de Lúcio, como um apoiador, está desconstruindo as marcações quando a investida é dobrada (com Fábio Santos) ou até triplicada (tendo ainda Jonas). Douglas, quando recebe o primeiro passe, logo procura o lateral improvisado para a saída rápida. O Grêmio voltou a ter aproximações, triangulações, e jogadas de linha de fundo – o que contribui demais para os gols de André Lima e Jonas.

É uma boa estratégia, mesmo que ‘capenga’ para a esquerda. Se o Grêmio encontrasse também caminhos pela direita, chamando Gabriel ao jogo e equilibrando a movimentação ofensiva, pode ficar ainda melhor.

Anúncios
Esse post foi publicado em Grêmio e marcado . Guardar link permanente.

5 respostas para Vilson e Lúcio configuram losango no meio-campo do Grêmio

  1. Fábio Nonato disse:

    Cecconi, coloca um link no banner da página, para quando clicarmos irmos para a página inicial, vi que tem um link acima mas que tal deixar somente o banner? Abraço!

  2. Ratofx disse:

    Tem uma coisa que não entendo no meio campo do Grêmio. Se o Rocka sai mais e com mais qualidade que o Adilson, por que não colocar o Alemão de primeiro volante?

    Abraço.

  3. Ótima análise, como sempre, Cecconi.

    O Souza estando em condições poderia nos dar esse equilíbrio, entrando no lugar do W. Magrão.

    Só que ele não pode achar que é 10, jogar lá na frente com o Douglas, e sim fazer aquele “serrote” que o levou do São Paulo pra Europa.

    Abraços!

  4. Este losango mostrado no teu diagrama,é o que vem jogando, mas não é o que tem mais qualidade. Os desfalques atrapalham Renato. Cartões e lesões deixam o time na mão. Adílson é o primeiro volante com maior qualidade no desarme. Rochemback desarma e sai jogando também com qualidade, porém a velocidade não é sua característica. Talvez seja este o motivo dele ser o primeiro marcador quando está em campo. fato também que Adílson não é veloz, mas mas sua idade ajuda a ter mais vigor e disposição para ir à frente e voltar. Para o ano que vem, este meio poderia ser qualificado. Um jogador que tenho em mente, que haviam investidores em 2008 para repessá-lo ao Grêmio, é Diego Souza, que não se firmou mais desde que saiu do Tricolor. Lembrem-se que o Presidente à época, era Odone.
    Obrigado por ler o meu texto. Estou sempre acompanhando o futebol.
    Um abração Cecconi.

  5. Saulo disse:

    Mais uma aula de tática com o prof. Cecconi!
    Mandou mto bem

    O que mais impressiona no Grêmio é que mesmo com desfalques o rendimento se mantém. Não há como negar os meritos do técnico neste caso.

    Cecconi, disponibiliza seu e-mail pra entrar em contato com vc e, as vezes, mandar algumas sugestões
    Até mais

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s