Com Vaart e Crouch, Tottenham recorre ao ‘Futebolton’

‘Futebolton’ é um espirituoso conceito criado, se não me engano, pelos comentaristas da ESPN para descrever o estilo de jogo inglês à moda antiga: duas linhas de quatro com posicionamento recuado, estratégia defensiva, saída em velocidade nos contra-ataques pelos lados – bola longa para os wingers – e cruzamentos na área, resultando em gols de cabeça, ou em golaços de fora da área no rebote ofensivo dos box-to-box. Na teoria tática, o ‘kick and rush’, ou ‘wingplay’. E chama-se, agora, ‘Futebolton’ para ironizar o Bolton, um dos únicos clubes da Premier League que continua se utilizando deste 4-4-2 britânico dos anos 80.

Mas o Tottenham Hotspurs está marcando gols de futebolton. Recentemente foram pelo menos dois, ambos com Van der Vaart: bola longa do lado direito, Crouch escora de cabeça da segunda trave, e o meia holandês chega no espaço aberto por Pavlyuchenko para concluir sem marcação. A jogada, portanto, continua eficiente mesmo contra adversários acostumados a tal estratégia. Sábado foi contra o Aston Villa, e no meio de semana contra o Twente.

Redknapp mantém o 4-4-2 em duas linhas. Vaart entrou como winger-armador, canhoto aberto pela direita, trazendo a bola para o centro, onde articula os lançamentos longos, as inversões e as tabelas curtas com os pivôs; neste espaço, apoia o lateral-direito – no sábado, foi Hutton. Na esquerda, quem aprofunda as jogadas pelo lado é o winger-clássico Bale, contando com a cobertura de Ekotto, que está apoiando menos. Por dentro, Jenas foi o volante marcador, e Modric o box-to-box, tendo à frente Crouch e Pavlyuchenko.

O desenho é do ortodoxo 4-4-2 britânico. A estratégia também é a convencional das duas linhas de quatro. Ironizado ou não como ‘Futebolton’, este sistema é reconhecidamente eficiente. E o Tottenham tem jogadores talentosos de sobra para fazer deste modelo uma boa base para se dar bem nas campanhas da Champions League e da Premier League, recorrendo – quando necessário – à qualidade de seus jogadores para subverter a ordem tática rígida.

Anúncios
Esse post foi publicado em Tottenham e marcado . Guardar link permanente.

3 respostas para Com Vaart e Crouch, Tottenham recorre ao ‘Futebolton’

  1. Pedro Lampert disse:

    Só que tem uma coisa: Vaart na right winger não deu certo no sábado e com a lesão do Pavlyuchenko no intervalo, Redknapp voltou ao 4-4-1-1, com Lennon pela direita e Vaart dando suporte ao Crouch.

    Harry deve usar o Vaart na winger (4-4-2) apenas contra times menores (Twente) e nacionais (Aston Villa). Na UCL e nos jogos grandes, deve usar o 4-4-1-1, como usou contra o Werder Bremen.

    Com a PÉSSIMA fase do Lennon, usar o Vaart na direita é a primeira opção e quando o Defoe voltar, deverá continuar sendo a primeira opção, para Defoe jogar ao lado do Crouch no ataque. Porém, se Lennon voltar a jogar o que pode, será titular pela direita e o time jogará só com um atacante.

    PS: Meio-campo do Tottenham é uma coisa absurda em opções: Giovani dos Santos (21 anos), Lennon (23), Bentley (26), Vaart (27), Huddlestone (23), Modric (24), Jenas (27), Sandro (20), O’Hara (24), Palacios (26), Bale (21) e Kranjcar (26).

    PS²: No atual ritmo, Van der Vaart será muito ídolo no Tottenham. A vontade dele em provar o seu talento está sendo incrível. É que ele não tem nome, mas o Bale foi fácil Top 10 do mundo nesse ano. Ano fora de série para um jogador de 21 anos, que foi titular em TODOS os jogos do Tottenham no ano.

  2. Gilson disse:

    Muito bom, Cecconi. Pensei que o fim do Preleção significaria o fim de seu trabalho na internet. Bem-vindo.

  3. Vinicius Ryazantsev disse:

    Melhor estilo de futebol que tem, pra vencer,e pra se assistir, é bom ver que ainda existem times assim, que não cairam no modismo do futebol de posse de bola

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s